quinta-feira, 20 de março de 2025

 Sagrado Coração de Jesus, Uma Devoção Centenária

Desde 1925





Hoje, dia 20 de Março, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus completa 100 anos de sua implantação no município de Itajuípe, sob a responsabilidade de Frei Bento de Souza, primeiro pároco em conjunto com o também Frei Francisco Xavier Costa.







Com a freguesia instalada, no dia 3 de abril, foi plantada a pedra fundamental da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, e teve como principais colaboradores o Coronel Manoel Misael da Silva Tavares, com a doação do terreno onde seria erigido o templo, João Deway Guimarães, Dr. Alencar Mota, Firmino Caldas, Alexandre Pereira de Souza, D. Maria Assis, Jayme Gomes Ribeiro, Laurindo Eustáquio de Jesus, Ciriaco José da Anunciação (Doador do Altar Mor), Collatino Berbert, Antonio Queiroz de Araújo e Gabriel Benevides (doador de um dos altares instalados nas laterais do altar mor).


Nestes cem anos de existência em favor da espiritualidade católica, foram instaladas as seguintes capelas: São Sebastião, na Pintangueiras, São José Operário, no distrito de Bandeira do Almada, Santa Rita de Cássia, no bairro do mesmo nome, Divino Espirito Santo, distrito do Sequeiro Grande, Santo Antônio, no bairro do mesmo nome, São Cristovão, na Ruinha de São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida, no Bairro do Alto da Liberdade e São Francisco, no Bairro Acácio Almeida, em construção.


Fazendo parte da Diocese de Ilhéus desde a sua instalação, conta com diversos Grupos, Pastorais e Movimentos que contribuem com o apostolado e evangelização das comunidades com orações e eventos realizados nas datas festivas da cristandade, na Igreja Matriz.

A Paróquia conta dede a sua instalação com o Apostolado da Oração, Ordem de São Francisco, Legião de Maria, Renovação Carismática Católica (RCC), Terço dos Homens, Pastoral da Saúde, Juventude Católica, entre outros.


 Frei Hermano Schwartbech


Padre Lau



De 1925 a 1982 a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus teve como párocos Frades da Ordem dos Franciscanos Menores (OFM), iniciando com Frei Bento de Souza, Frei Luciano Gundwig, Frei Lúcio, Frei Victor Hiniz, Frei Rufino Wendes, Freu FulgêncioWidenhames, Frei Mário, Frei Hermano José Adams, Frei Sigberto Herberhold, irmão de Dom. Eduardo Herberhold, na época Bispo da Diocese de Ilhéus, Frei Cecilio, Frei Anacleto, Frei Fulgêncio Rolim, Frei Venâncio Willeke, Frei Agostinho Tepe, irmão do também Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom. Valfredo Tepe.

Nas décadas de 60 até a de 80, ocuparam a função de pároco os Frei’s Agnelo Bonfim, Bento, Reginaldo, Francisco, José Reinaldo, Frei Henrique Woltering (faleceu num acidente de carro durante a sua gestão como pároco no ano de 1971, Frei Hermano Schwartbech, que substituiu Frei Henrique Woltering, Frei Moisés, Frei Adauto, Frei Eduardo, Frei Raul Selback, Frei Bernardo.

Dando seguimento assumiram a função de Párocos os Padres, Valdir, João Borges, Alberto Kruschewsky, Laudelino, Edson Hagge, entre outros.


Atualmente está à frente da paróquia do Sagrado Coração de Jesus o Padre José Nilton (foto), que tomou posse em 10 de fevereiro de 2023.

Quebra de tabu

Frei Raul Selback

Após a celebração de um matrimônio de um casal que tinha laços familiares maçônicos, um dos membros da Loja Maçônica, por educação ou para pôr em prova, convidou Frei Raul para comparecer a recepção aos noivos e que seria realizada nas dependências da loja.

Até aí tudo bem, convite feito e dúvidas se o convidado iria comparecer ou não?

Transcorrendo a recepção eis que surge Frei Raul com batina e tudo para surpresa ou espantos dos presentes, que o receberam efusivamente na esperança de aquele ato espontâneo do frei fosse um sinal de paz entre a Igreja e a Maçonaria.

Reflexo

Anos depois o Cardeal Primaz do Brasil Arcebispo Dom Avelar Brandão visitou à Loja

 Liberdade nº 1 e à Grande Loja da Bahia, precisamente no dia 11 de junho de 1976, onde o Cardeal abençoou o estandarte da Loja Liberdade e recebeu o Diploma de Benfeitor da Maçonaria.

Não se sabe até hoje se Dom Avelar Vilela, seguiu o gesto de Frei Raul.

Que venham mais Cent'anni"


Padre João Borges (Dão)



Padre Edson Hagge


Frei Hermano numa solenidade de Formatura da Turma de Contabilidade da Escola de Comércio


Frei Agnelo

segunda-feira, 10 de março de 2025

La Poupée! Oh! Darling

La Poupée! Oh! Darling


E se não existisse você!

Minha boneca, agora querida, amada

Mulher, que encanta os meus olhos

Ao ver você chegar, sorrisos nos lábios cor

Le Rouge et le noir, de Sthendal,

Sem regrette.

Como bem diz que tens olhos de águia,

Semblante de paz entre guerras.

Minha boneca, inocente em brancas

Nuvens que se esvoaçam, agora que

O verão se esgueira, dando lugar

Ao Outono, prestes a chegar, se mansinho,

Como os seus passos que correm para os

Meus braços em busca do luar.

Agora Senhora?

Com o seu belo rosto cor rosato, feito

De pétalas que transpiram sonhos, entre o

Sublime e os nossos risos que transpiram

Sementes de amor.

 

Cláudio Luz

sexta-feira, 7 de março de 2025

apoesiadeclaudioluznoparaodiainternacionaldamulher

M de Mulher


M de Mulher

Que estilhaça, que supera a tua

Própria medida sem medir a terra

Geométrica, incansável ao amar,

Ternamente fêmea!

Como te definir se tu chamas Maria,

Lúcia, entre tantos outros nomes que

Definem o significado do Sim “a” Deus,

Propósitos de infinitos dons, cheia de

Dores talvez.

M de Magia

Luzes da aurora boreal, sol da meia noite,

Visível entre brumas, estrelas ascendentes

Que não decaem, sublimam-se entre arco-íris,

Reflexos das luas em todas as suas fases

Notívagas.

'F Comme Femme'

Entre dualidades casuais, essências que se

Misturam, ouro e prata, dois princípios

Que se materializam entre as cores e o amor

Eterno, colo de efemerides, poço de água

Viva que sempre nos saciará, como todos

Os predicados que estão no nome M de Mulher.

'F Comme Femme'

M de Mulher...

 

Cláudio Luz 07/03/2023

Direitos autorais Lei 9.610/98